Hoje eu vou falar sobre falha e recuperação de uma instância.
Dizemos que um banco de dados esta corrompido quando o banco é finalizado por uma falha ou um shutdown abort , armazenando transações sem commit. Quando ocorre isso na hora da inicialização da instância o oracle irá aplicar o conteudo dos Redo logs para recuperar a instância, vai usar o conteúdo dos arquivos de redo log para reconstruir o cache do banco de dados para o estado que ele estava antes da falha.
O MTTR (mean time to recover) - Tempo médio de recuperação
A Recuperação da instância garante corrupção zero, mas até todas as alterações dos arquivos de Redo tenham sido aplicadas nos blocos de undo e nos blocos de dados, vamos ter um custo de I/O referente aos arquivos de dados a medida que o redo é aplicado. Esses fator pode ser controlado pelo checkpoint.
O Checkpoint , vai garantir que apartir de uma certa hora, as alterações dos dados, que compõem um SCN específico tenham sido aplicadas nos datafiles pelo DBWn. Quanto mais atualizada esta a posição do checkpoint, mais rápida vai ser a recuperação da instância, porque não há necessidade de aplicar o redo nas transações que sofreram commit antes de uma falha.
Avançamos a posição do checkpoint quando gravamos gravamos os blocos alterados no disco, o que gera I/O . Porém se DBWn ficar muito atrasado de uma forma com que caso ocorra um falha SMOn tenha que fazer um I/O muito grande nos datafiles para aplicar as alterações do redo,isso vai gerar um tempo de recuperação da instância muito grande, ou seja o MTTR vai subir.
Para ajudar a controlar essa questão temos o parâmetro FAST_START_MTTR_TARGET. Esse parâmetro é especificado em segundos e ajuda a controlar o tempo de recuperação de uma instância. Esse parâmetro vem configurado como default 0, caso esse valor seja modificado , vai ser ativado o autoajuste do checkpoint, o que força uma analise das estatísticas sobre os recursos e utilização da máquina, e caso houver capacidade extra , esta será usada para gravar os buffers sujos adicionais do database buffer cache, fazendo assim a posição do checkpoint subir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário