sexta-feira, 7 de maio de 2010

O que um DBA deve saber ....

Certa vez lendo algum artigo na internet achei essas recomendações ....
Para que o DBA possa exercer adequadamente o seu papel e cumprir com suas responsabilidades é importante que ele detenha algumas competências:
*Conhecimentos em Sistemas Operacionais: Um banco de dados é totalmente dependente do sistema operacional onde está instalado.
É fundamental que o DBA conheça conceitos ligados ao sistema operacional (processos, threads, gerenciamento de memória, paginação, sistema de arquivos, etc)
para poder adequar o máximo possível o sistema operacional ao banco de dados utilizado.
*Conhecimentos em Redes: É desejável que o DBA conheça características da rede (capacidade de tráfego, protocolos, etc).
*Compreensão em arquitetura em banco de dados: Entender como funciona um banco de dados é um pouco mais do que conhecer uma tecnologia específica
(ORACLE, DB2, SQL Server, etc).
Entender alguns dos andamentos de banco de dados (algoritmos de indexação, concorrência, transações, etc) podem ser tão valiosos quanto conhecer
as implementações de um produto específico.
*Noções do sistema de armazenamento: É importante ao DBA ter conhecimento dos princípios que são utilizados nos sistemas de armazenamento (RAID, SAN, etc).
Esse conhecimento pode ajudar o DBA a utilizar a infra-estrutura de armazenamento para um projeto físico eficiente.
*Manuseio do XML: Esse padrão já possui uma forte aceitação e cada vez mais os profissionais de banco de dados têm de conviver com ele.
É importante que o DBA conheça XML e suas tecnologias correlatas (XSD, Web Services, etc).
*Noções de ETL (Extract, Transform, Load*.*): Com o crescente mercado de Business Inteligence é esperado o aumento de bases multidimensionais utilizando diversas tecnologias
de banco de dados (XML, Flat Files, banco de dados relacionais, banco de dados orientados a objeto, etc).
É importante ao DBA conhecer meios para dar suporte a rotinas de extração, transformação e carga no projeto de Data Warehouse além de monitoramento das consultas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário